Por que fazer um acordo de confidencialidade?
- Thiago Farias
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Por que fazer um acordo de confidencialidade?
Acordo de confidencialidade é um documento firmado entre duas ou mais partes com o objetivo de manter determinadas informações em sigilo.
É muito usado para proteger informações que podem comprometer o andamento ou sucesso dos negócios.
O acordo ou termo de confidencialidade é um documento que possui validade jurídica, ou seja, significa que em caso de descumprimento haverá consequências legais.
Qual é a importância desse documento jurídico para as empresas?
O acordo de confidencialidade é importante para que as empresas consigam traçar e executar suas estratégias sem correr o risco de que o vazamento de informações atrapalhe o processo.
É o documento responsável por impedir que quem tem acesso aos dados os divulgue indevidamente ou até mesmo os use para prejudicar o negócio.
Quando uma empresa está desenvolvendo um produto inovador, por exemplo, a confidencialidade é importante para garantir sua vantagem competitiva. O mesmo acontece quando é preciso fazer a apresentação de um produto a um cliente. Formalizar o acordo antes do compartilhamento das informações serve para que isso seja feito de forma mais segura.
Outra situação comum que demonstra a importância do acordo é a contratação de funcionários. Quando o profissional tem acesso a dados sigilosos no exercício das suas funções, a empresa pode requerer a assinatura do termo para impedir que as informações sejam compartilhadas com uma concorrente quando a pessoa eventualmente mudar de emprego.
Em todos esses casos, o acordo tem a importante função de preservar os processos internos das empresas, bem como suas pesquisas, estudos, técnicas, fórmulas, designs e muitos outros recursos.
Assim, é um documento que faz toda a diferença no desenvolvimento e sucesso da organização.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato.
Comentários